domingo, 9 de agosto de 2009

DEGENERAÇÃO HUMANA




Ha muitos e muitos anos profissionais observadores da natureza (biólogos, naturalistas,oceanólogos, etc) sempre advertiram sobre as consequências de grandes mudanças causadas pela humanidade na natureza, sempre foram ignorados, hostilizados, feitos de piada, desacreditados... Nas ultimas décadas, devido aos fatos inquestionáveis que a mãe terra vem mostrando, a humanidade resolveu “acordar” e promover uma série de eventos e medidas para tentar reduzir a grande degradação ambiental holística causada pelas atitudes estúpidas e egoístas dos homens.

Hoje o mundo tem uma preocupação enorme com o meio ambiente, mas infelizmente, para a tristeza dos verdadeiros guerreiros em prol da vida, o modismo das “causas ambientais” vem sendo usado como “pano de fundo” para mover o mercado financeiro do mundo todo.

É triste observar que as pequenas ações ambientais existentes no mundo são motivadas apenas pelas vantagens econômicas, e não pela real necessidade de manutenção do planeta, da vida. Se alguma causa ambiental não for render lucros financeiros, empresas, estados e países não se mobilizam e, sobretudo, minimizam a necessidade tripudiando e fazendo chacota dos que realmente entenderam que o homem não é dono do planeta, mas parte integrante dele, que é como um dos vértices de um triângulo onde necessita de todos os ângulos para se manter como tal, e que a ausência de alguma faceta implica na inexistência do todo.

Há quem diga que muito já foi feito e que algo mudou... é verdade! Muito já foi feito ( pelas pelos motivos errados,mas foi feito), mas nada mudou!

Algo mudará quando, pelo menos 2/3 da humanidade eliminar o antropocentrismo de suas vidas e entender que ganhos e lucros financeiros não são motivos para a manutenção saudável da natureza do planeta, e sim a coexistência igualitária de todas as formas de vida e a preservação e conservação dos fatores que possibilitem a existência de cada uma delas.

Algo mudará quando o termo “animal” for entendido como realidade de “ser” e não como afronta ou desrespeito e o humano se entender e aceitar sua realidade animal... Quando ao observar algum animal o humano o enxergue como igual e o respeite como ser-divino, e não como seu súdito.

O que já foi mudado não voltará ao seu natural, o máximo que se pode fazer é desacelerar ( já que a imbecilidade humana impedirá o “pare!”) estas mudanças nocivas a vida.

A terra esta dando seu recado, embora 95% dos humanos ou não entenderam ou ignoraram uma verdade: “ A natureza não se defende... a natureza se vinga”.


Igor Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário