sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Romantismo extinto.




Tortura é ter a consciência racional que neste mundo prático não existe lugar para o verdadeiro romantismo...algo que os práticos do mundo chamam de romantismo é presentear com rosas... dar bombons de chocolate... dizer vagamente "eu te amo", mesmo sem saber de fato o que é o amor, muitos inclusive ja não acredita mais neste sentimento.

O romântico é idealista, é sonhador, é puro, pula de cabeça sem checar os para quedas (ele nem ao menos se importa se está ou não com para quedas)... o romântico é sofredor nato, e a tortura é aumentada quando alguém - racional como este mundo- se diz entendedor e resolve aconselhar...só quem entende o sofrimento do romântico é outro romântico.

Não existe espaço para romantismo neste mundo. O mundo é da praticidade, do toma lá dá cá, da "inteligencia emocional", do desapego, do individualismo emocional. O verdadeiro romântico não consegue se enquadrar neste mundo, não consegue ser usurpador nem aproveitador, não consegue ser egoísta.

Românticos são loucos, vivem no mundo das ideias, dos sonhos, não conseguem sobreviver na vida prática sem a ilusão sonhadora, e isto é tortura. O romântico é um "doente" da alma, tem um grito reprimido no peito, um choro que vem na garganta, engasga e volta sem que as lágrimas rolem...

Tortura maior é ter a certeza que não existe lugar para romantismo neste mundo, que as pessoas não entendem (apesar de dizer que sim) e na verdade não querem românticos.

O romantismo é um ópio, ajuda a seguir e ao mesmo tempo maltrata. Saber que é necessário mudar, ser racional e no entanto não conseguir, pois mudar é simplesmente jogar a última pá de terra sobre a esperança, é mudar o que somos de verdade. Então surge outro conflito, viver dos sonhos e ilusões ou viver falsamente se enganando e virando algo que na essência você não é?

Por isto os românticos pegam o trem mais cedo, o mundo não tem espaço para eles, este mundo é só sofrimento, um sofrimento viciante. A alma do idealista é sofredora! E sofre cada vez mais, sobretudo com os "remédios" e "receitas" que todo mundo dá...
A pedra não vira água, nem a água vira planta, cada um é o que é e só existe mudança quando termina o ciclo, onde as moléculas de disassociam e se reorganizam para formar outros elementos. Quando será que o trem vai passar?

O romântico é um eterno solitário neste mundo, sempre em busca daquele amor que, lá no fundo, sabe que não existe, pois as pessoas deste mundo não o conhecem. Ele anda sempre solitário... ainda que esteja na multidão, sorrindo, fazendo rir e fazendo outros serem felizes, ele esta sempre solitário e com uma tristeza profunda... ninguém o entende e quando aparece alguém que parece que entende, ele pula sem para quedas mais uma vez e cai de cabeça... e não morre, mas levanta para sofrer... sempre esperando o trem passar para ocupar seu lugar no vagão.


Igor Monteiro

3 comentários:

  1. Gostei muito, também sou romântico e me sinto exatamente assim, meus parabéns, sei que não serve de consolo, pois nós românticos não temos consolo, mas é bom saber que tem mais gente como nós, neste sofrimento que só nós sabemos como é.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!! Parabéns, já citei fazendo menção ao seu blog no face.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto reconhecer-se em perspectivas de outras pessoas é sempre cativante!:D

    ResponderExcluir