sábado, 2 de fevereiro de 2019

O ODOYÁ DA HIPOCRISIA!


HOJE É (mais um) DIA DA HIPOCRISIA!!!!!!




 

Odoyá!




Sou do mar, e quem também é do mar sabe que eu sou do mar! 


Os “embusteiros” não me importam... apenas quem também é do mar!


Seja nas águas azuis e tranquilas do verão, ou nas verdes e turbulentas do inverno... sou do mar! 

Dos perigos que muitos alegam que o mar impõe, eu e meus companheiros de mar vivenciamos sempre, e apesar da reverência e respeito, nos sentimos parte componente do mesmo perigo e, portanto, eles não nos assustam.

Apesar de toda a consciência do poder humano, não me custa nada pedir licença para entrar no reino dos mares antes de adentrá-lo. O que custa prestar reverências e pedir proteção as entidades reconhecidas como autoridades? A “Jesus”, a “Yemanjá”, e aos seres diversos sempre peço que me guardem nesta dimensão marinha.

A cada imersão uma proteção... a cada ouvir de cantos e cerco de baleias (sim, já fui cercado por 3 baleias que me circundavam e me fizeram reverenciar a grandeza do mar ao me colocarem no centro de um vórtice de água...) um lembrete da minha pequenez. 

Também nas matas faço interação, respeitando as autoridades “das folhas”... mas esta é outra pauta!

Ora, porque hoje é o dia da HIPOCRISIA? Explicarei...

Como soteropolitano que conhece sua terra e aceita sua cultura (apesar de ter herdado o fenótipo dos pilhadores colonizadores), sempre vivenciei no cotidiano o sincretismo típico de Salvador (e do recôncavo) ... O acarajé (salve engano, ofertada a Iansã), o carurú com “aquele pedaço de cana-de-açúcar, milho branco, pipoca...”, a visão das oferendas em cada esquina...

Sou capoeirista (apesar de não treinar há tempo, um capoeira depois do batismo JAMAIS deixa de ser... IÊ VIVA MEU MESTRE!), sei da luta, da arte e sobretudo DO METAFÍSICO que move e é movido pelo som DO ATABAQUE (de couro de boi...), do Agô-gô, do Berimbau.

O atabaque toca barravento e toca IJEXA! A Música “baiana” que atrai gente do mundo todo, só é grande por conta dos Ogãs e de suas influências.


MAS HOJE É O DIA DA HIPOCRISIA!


No mar sempre estive lado a lado com os trabalhadores do de lá... homens e mulheres que deste reino tiram seu sustento... 

Que são marginalizados POR TODOS, são taxados de vagabundos cachaceiros por aqueles que estão indo começar o dia de trabalho as 8 da manhã apenas e que em sua ignorância, desconhece que a hora de trabalho do trabalhador do mar quem dita é o próprio mar...

São taxados como DESTRUIDORES por ambientalistas inúteis, que vivem em ideologias imbecis enquanto desfrutam do conforto possibilitado pela destruição que ocorre longe dos olhos deles...HIPÓCRITAS!


TODO RESPEITO AOS PESCADORES(as) E MARISQUEIRAS (os) ARTESANAIS!


MAS HOJE É DIA DA HIPOCRISIA!


A cada ano, mesmo na cidade MAIS PRETA DO BRASIL, o acarajé vira “Bolinho de Jesus”... o Exú vira sinônimo de SATANÁS... a pessoa PRETA , se não for convertida ao cristianismo, vira “Pessoa adoradora do mau”...e por ai vai!


Certamente 90% (noventa em cada cem pessoas) dos que hoje estão indo depositar suas flores no mar, o fazem pelo modismo, pelo comportamento de manada....enfrentam filas para depositar “SUAS OFERENDAS” (este é o nome correto, “presente” é só uma maneira arranjada de “Não se misturar com os macumbeiros”) para que os TRABALHADORES DO MAR, em suas demonstrações de fé, levem a rainha dos mares... e para que não falte peixe (o peixe e o marisco estão para os trabalhadores do mar como o vão papel da casa da moeda está para o assalariado).


Muitos que estarão derramando suas alfazemas no mar, ao ouvir os atabaques saudando a rainha do mar nos rituais, certamente irão falar “ESTÁ AMARRADO!” ou “ESTÁ REPREENDIDO!...

Já ví gente indignada com a presença dos rituais de base africano NA FESTA DE IEMANJÁ... “Acho errado, isto deveria ser feito só nos terreiros”!

AMANHÃ volta tudo ao normal.... o branco da roupa estará encardido (como a alma) depois da etapa profana da festa... o que “foi pedir proteção a Iemanjá” voltará a taxar pescadores de vagabundos, oferendas de “Coisa do diabo” e pessoas do candomblé (sobretudo se forem pretas) de satanistas.


Hoje é dia da HIPOCRISIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário