domingo, 5 de abril de 2009

Acordes de ABRACADABRA



Escutar música é um ritual mágico, falo de música de verdade, que cumpre com a função ritualística de elevar a alma e nos colocar em transe sem o objetivo comercial simplesmente.

A Grande maioria não sabe, não enxerga, mas muitos são os bruxos da música, existem os bruxos que fazem as musicas( estes realmente merecem reverência) e os bruxos que apenas participam do ritual em busca da elevação espiritual. Um ritual para cada momento, o xamã interior em cada um dirige o processo mágico de escolha da musica para determinado momento.

Inicia-se a cerimonia: as ondas sonoras da musica raiz começam o processo do transe, preparando a mente para receber a mensagem, que pode ser direta ou indireta... a direta vem através da letra, a indireta e mais poderosa é a que é sussurrada no ouvido de dentro pra fora, eis o ensinamento. Quando o transe se aprofunda reações involuntárias ocorrem no corpo físico... arrepios.. lágrimas... balanço dos braços, pernas, quadril...extrema euforia...transcedência... em estado semilúcido observamos que uma força poderosíssima nos arrebata, nos conduz, nos ensina, conforta e relaxa.

Eis o culto mágico de invocação e evocação do primitivo contato divino com o todo da existência.

Assim como fizeram com todas as seitas, religiões, ordens e ritos, modificaram a música, faltaram com reverência no ritual sonoro e implantaram, segundo vontade própria e mesquinharia, ideais não nobres, fizeram do ritual sagrado uma orgia não sacra, transformaram a ferramenta mágica do som em lixo de enganação. Assim como existe Protestantismos sem essência, Catolicismo sem essência, Bruxaria sem essência, magia sem essência... fizeram a música sem essência. Esta pra mim é a pior, pois tiraram a essência de um ritual poderoso realizado em todo o mundo por homens e animais.

MAs como ocorre em todas as seitas, também no clã dos bruxos do som existe resistência e sabedoria, ainda existem magos que mantêm viva a celebração mágica da música e xamãs musicais que se rendem ao ritual com essência.

Enfim, entramos no processo cíclico de destruição de tudo, meio ambiente, educação, cultura e música... mas é um retorno ao caos necessário para a renovação.


Igor Monteiro

Um comentário: