sexta-feira, 17 de junho de 2016

A resiliência d(n)a Vida!











"Cai o rei de Espadas
Cai o rei de Ouros
Cai o rei de Paus
Cai não fica nada"


Ora....  o que mais eles vem destruindo secularmente nos que de sol a sol busca, através do  esforço laboral físico, "a parte que lhes cabe neste latifúndio?" (muito poucos entenderão esta frase)

Secularmente tentam extinguir o moral dos homens e mulheres que funcionam como as engrenagens do sistema ...em cada lar bacana cuidando dos neonatos de íris azuladas, nos campos de colheita  alheios, nas fornalhas siderúrgicas, nos maquinários industriais...

Para impor "vidas severinas" eles  gritam, chicoteiam, controlam comida, controlam saúde, mudam sua fé, extinguem sua história, humilha seus heróis, chacotam de seu sotaque,  controlam suas vidas...

Você, com uma rica cultura herdada da única experiência mundial de miscigenação total , passa a odiar Macunaíma, Jeca Tatú e Perí (com quem você se identifica física, cultural e socialmente, enxergando alí seus avós, pais...filhos..) em  detrimento de "Heróis com broquéis estrelados e tingidos com encarnados e azuis".

Sem identidade (ou com uma fictícia que foi imposta), você até fala, se veste e anda no meio deles... eles até param de gritar e bater... mas você não é aceito entre eles como um igual, não merece a dignidade e o crescimento, logo eles "o colocam no lugar".

 É a única arma realmente eficaz: O abate do moral do ser humano.

Mulheres e Homens que, sem esperança, aceitam os grilhões e passam a acreditar que a miséria é "predestinação divina" e, tal qual animais irracionais, nascem, crescem e morrem em busca da dignidade que vos é roubada.

MAS....a história das ciências humanas (por isto tão odiada e atacada) nos relembra de fatos que reacendem o ímpeto brutal da busca por dignidade, nos mostra que o tempo não parou e nem "fomos" vencidos, apenas ainda estamos em uma duradoura batalha onde só perde quem esmorece nas lutas!

Abolição de escravatura (que tentam dar credito a Rainha, embora não tenha ido para as "rasteiras e cabeçadas" na busca pela liberdade); Os mascates; Balaiada; Cabanada; CANUDOS; Confederação dos Tamoios; Guerra dos Aimorés; Guerra dos Potiguares; PALMARES; Levante dos Tupinambás; Cofederação dos Carirís; Guerra dos Mascates; Motins do Maneta; Independência da Bahia(Brasil); Revolta dos Malês; Sabinada; Motim do Fecha Fecha; Motim do Mata Mata; REVOLTA DO RONCO DA ABELHA; Motim da carne sem osso; Guerra das mulheres; entre outras tantas...

Muitas lutas de uma mesma longa guerra com os mesmos agentes: Ricos, Pobres, Igualdade de Direitos, Dignidade!

Estamos em só mais uma batalha desta longa guerra....


"Emancipem-se da escravidão mental"  - Bob Marley

" Acorde, Levante, Lute" - Edson Gomes










Igor Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário