quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Mutatis mutandis statu quo

93

Vida... termo utilizado por todo o mundo mas que é tão sublime que nossa mente da maneira que foi criada não consegue dar uma definição... existem muitos conceitos do que seria vida mas nenhum deles foi postulado.

Com o avanço do mundo moderno os padrões de "vida" mudaram, alimentos cada vez menos saudáveis, a tecnologia promovendo um sedentarismo tóxico em nome do conforto, a atmosfera cada vez mais in-respirável, etc..etc..etc.. Com estes novos padrões de "vida"(?) doenças novas surgem, outras antigas se tornam mais frequentes e cada vez mais mortais.

Nossa inteligenzia nos permite ser o único ser que consegue prolonga-la, tentando tardar[inutilmente] a hora da morte, inutilmente porque conseguimos prolongar a "vida", mas sem qualidade,tendo que usar drogas tóxicas que atingem nosso organismos para tratar uma parte, e para não parecer que somos burros nos enganamos chamando estas drogas de remédio.

Quando alguém passa por uma situação onde a morte vem com sua veste de cetim , beija-o na testa mas não o leva, este alguém passa a ser o maior divulgador da "vida", dizendo a todos que temos que amar a "vida" porque ela é bela... dizendo que não existe nada melhor que viver, blá blá blá...

SIM! a VIDA (não a "vida") é maravilhosa! Porém somos todos medíocres e egoístas.

Medíocres porque, apesar de não ter-mos estabelecido um conceito sobre o que é vida, achamos que "vida" é a não "morte", é o fato de estar respirando, comendo e cagando, é o fato de conseguir metabolizar substancias, etc...

Egoístas porque dizemos que merecemos e que devemos viver, mas só pensamos em nós.. humanos... como se apenas nós tivéssemos vida, nenhum outro ser existente na terra tem vida( ou merece tê-la).

Valorizemos a VIDA sim, porque é uma dádiva do Criador do Universo, um presente... mas valorizemos A VIDA e não A "Vida" HUMANA apenas. A mesma vida que habita em nós tem também os animais que nós maltratamos, "matamos", e judiamos covardemente em nome da "superioridade" humana. Também todos os seres "vivos" da natureza terrena, a barata, a cobra, o rato e o gato, são vivos. Só UM que distribuiu a vida no universo, de igual maneira, logos estamos no mesmo grau de importância.

Quando olhar-mos para o próximo(humano) miserável,, para o cachorrinho faminto, o gato manhoso, lembremo-nos que o mesmo D´us que nos fez viver deu esta dádiva a eles também. Tomemos consciência que não somos capazes de fazer viver ( somos até usados para contribuir para a volta da vida em um ser, mas não de criar vida). Todo o horror, o pânico e o temor que sentimos quando estamos a beira da "morte" também sentem os animais, portanto vamos rever alguns vários conceitos de superioridade e ter-mos reverência a vida, seja ela em que forma tiver.

Até porque a VIDA como achamos que é esta muito aquém do que ela realmente é, e o que julgamos ser "morte" talvez seja de fato o nascimento... o vestibular da existência, que funciona como aqueles testes relâmpagos que a professora fazia na escolinha... a qualquer momento você pode ser testado, e se não tiver "afiado" no assunto perde na matéria.

Pratiquemos o amor (Ágape) a toda criatura viva, porque aí nos elevaremos em uma esfera da existência e talvez passemos no vestibular da morte.

"O amor é a lei, amor sob vontade"


Igor Monteiro

Um comentário:

  1. olá amigo!
    Adorei seu blogspot
    e o seu pequeno diario.
    Fátima caldeira. bioenergia
    Adorei sua definição de vida.

    ResponderExcluir