domingo, 4 de janeiro de 2009

sephirot


bem... é de madrugada, estou morrendo de sono mas meus pensamentos estão a todo vapor, e como não tenho certeza que eles não me abandonarão amanhã resolvi transcrever.

Hoje meu amigo Bruno me contou sobre uma reflexão sua..ele disse: "estive filosofando e cheguei a conclusão que o homem busca sempre o melhor, nunca tá satisfeito e percebe o que tinha quando perde". Foi mais ou menos isto, não com estas exatas palavras, mas a ideia foi esta, e no carro me surgiu um pensamento do qual eu exteriorizei: " O homem e sua eterna busca pelo supremo".

Empregos, companheiros(as), carros, roupas, amigos... nunca estamos satisfeitos, queremos sempre algo melhor, algo que acreditamos que suprirá todas as necessidades, sempre com o sentimento de falta buscamos algo superior... uma namorada melhor... uma filosofia melhor... uma nova religião que supra o vazio que sempre existe lá no fundinho da nossa'alma, uma explicação pra tudo ou uma pergunta.

Se pensar-mos nas coisas vãs que lutamos ou buscamos em nossas vida ficamos deprimidos. Partindo das coisas mais cretinas vem o dinheiro, o desejo de ter dinheiro(quanto mais, melhor.. você se sente um deus...) depois a necessidade de ser aceito e reconhecido como o bom em algo ou em alguma situação... isto ainda na esfera materialista. Partindo um degrau acima tem os cientistas, que procuram entender e manter o funcionamento da natureza e das propriedades físicas e químicas do nosso planeta, somos taxados de loucos, porque percebemos e aprendemos o primeiro livro criado pela palavra... a natureza e a luz.

Pulando mais um degrau acima surge a parte espiritual: religiões fundamentalistas, ortodoxas, seitas secretas, candomblé, wicca, etc...etc... todas captaram e entendem uma fração mínima ( talvez menor que um quark de atomo) de uma existência muito maior do que a que nossos olhos podem ver. Seres espirituais... anjos.. demônios... inicia-se ai o entendimento de que somos merda... quase nada e que o "supremo"é inimaginável pra nós.

Em pensar que descobrimos que existem partículas subatômicas que não são matéria, mas formas de energia que surgem "do nada" e somem "pro nada" e que juntas elas formam outras partículas energéticas e que estas outras partículas se juntam pra criar os átomos, dos quais literalmente tudo no universo é constituído. A física prova a existência de muitas outras dimensões, a mais próxima é a quarta dimensão, porém, uns poucos (ainda bem que fui privilegiado) conseguem entender a sua existência e "enxergá-la". "Buracos de minhocas" transportando átomos a lugares diferentes e a tempos diferentes, expansão do universo, Big Bang.

É constrangedor perceber o tamanho da nossa insignificancia perante a força que idealizou e criou o lugar do qual nosso universo é apenas um pedacinho escuro dentro.É constrangedor achar que temos poderes adquiridos por alguma forma de magia.. feitiço.. manipulação energética.. ciência.. e saber que o que manipulamos é uma fração com trilhões de zeros antes do numero "1" e depois da vírgula (ex: 0, 000 (n...)1 %)

Vejo apenas uma falha no mito da caverna de Platão: O que consegue ver o mundo fora da caverna, e inicia o entendimento da existência dele, quando volta a caverna para alertar aos outros não encontra palavras para se expressar, de forma que o que ele consegue falar não é de fato o que ele viu. Talvez seja proposital, como na construção da torre de babel a confusão das línguas.

A nossa busca pelo eterno supremo talvez seja a luz no fim do túnel que nos indica que existe algo incompreensível ao nosso humilde cérebro. Tadinhos de nós...não usamos nem a metade do potencial dele.

E ainda nos preocupamos em querer futilidades como ter bens materiais, aprender magia, converter os outros, seguir regras, e o pior... nos preocupamos em ganhar dinheiro pra ser-mos divindades em nosso mundinho escuro. Somos deuses, basta observar-mos os sinais energéticos que nos são mandados por um força que, de tão poderosa, não compreendemos, mas que podemos ter uma breve idéia de sua existência e que através da graduação da luz revela nossa insignificancia. Muitos adoram os degraus da luz achando que é o criador da luz...prova da nossa insignificancia.


por aqui eu fico porque eu e meu pensamendo estamos dessincronizando, e já não é mais possível acompanhar o que minha cabeça fala em meu ouvido.Deixo só mais uma reflexão:

Na verdade não somos nós que estamos na eterna busca do supremo, mas a falta dele dentro de nós que nos faz entender que ele existe e daí surge a necessidade do re-encontro com ele. Então não nos apeguemos a coisas inúteis porque... até o maior sábio de maior grau da maior ordem estudiosa sobre o assunto ainda é nada diante do supremo e seu conhecimento ainda tem trilhões de zeros a esquerda na porcentagem.


PS: o supremo é muito mais supremo do que você pensa.. é inimaginável.

2 comentários:

  1. o ser sempre em busca do melhor, do perfeito. sem saber que o perfeito ou melhor ja pode estar ali bem pertinho, do lado. so vivendo para saber o que eh isso. a busca por algo melhor eh inerente ao ser, agora a dúvida fica em saber: será que isso aqui ja eh o melhor? ja eh proximo do que eu quero? sera que nao ha outra coisa melhor?
    por isso que sempre dizemos "so da valor depois que perde"! qd tinha, queria algo melhor, depois que perdeu viu que o melhor ja tava ali... eita vida!

    ResponderExcluir
  2. So consegui ler td pq to sentado com dor se barriga rs mas achei bom. Aprendi alguma coisa e interei algo pra mim tb.
    Eu aprendi q felicidade verdadeira eh paz no coracao e firmeza na conciencia.

    ResponderExcluir